O problema do esgoto que leva ao Desentupimento de Fossa
Em 2020, a estimativa era de que quase 100 milhões de brasileiros, 47% da população do país, continuava sem acesso a um sistema de tratamento de esgoto. Levando assim à necessidade de Desentupimento de Fossa.
Enquanto a ligação das residências a um serviço público de esgotamento sanitário do município não está disponível, medidas paliativas e temporárias devem ser adotadas para lidar com os dejetos gerados.
E, para isso, a melhor alternativa é a fossa séptica.
Como funciona a fossa
Infelizmente, ainda há muitos lugares em que o esgoto não é devidamente tratado e acaba sendo despejado diretamente em rios, ou então jogado em fossas inadequadas que contaminam o solo.
Combatendo esse cenário de agressão ao meio ambiente, a fossa séptica surge como excelente alternativa.
Trata-se de uma espécie de caixa enterrada que recebe o esgoto de um determinado local, bastante comum na zona rural e em lugares onde o acesso ao sistema de esgoto ainda não foi efetuado.
Assim que os dejetos chegam à fossa, devem passar por um processo simples de purificação da parte líquida do efluente, para diminuir os riscos de contaminação.
Diferente de casas em que o esgoto é tratado pela rede pública, a fossa necessita de uma atenção redobrada e cuidados mais constantes. Do contrário, poderá causar diversos transtornos.
Por que a fossa entope?
Existem várias razões para que tenhamos que fazer o desentupimento de fossa. Algumas das principais são:
– Mau planejamento na hora de construir a fossa;
– Pouca manutenção e limpeza da fossa, que deve ser feita periodicamente;
– Descarte de embalagens, como absorventes, e papel através do vaso sanitário;
– Despejo exacerbado de produtos químicos na fossa (como detergente e água
sanitária).
Como prevenir o entupimento de fossa?
A forma mais eficiente de prevenção é a limpeza periódica da fossa, além de uma mudança de hábitos dos moradores (como parar de descartar embalagens pelo vaso).
O que fazer quando precisar do desentupimento de fossa?
Já falamos aqui sobre algumas formas caseiras que realmente funcionam, quando a situação não é crítica, para desentupir pias, ralos e outros. O mesmo não vale para desentupir uma fossa.
A fossa exige cuidados especiais que somente profissionais treinados e capacitados conseguem ter.
Como falamos no post sobre limpeza de fossa, o contato direto com os efluentes pode causar doenças.
Para solucionar o problema é preciso um equipamento pesado e de manuseio delicado. Portanto, não tente fazer você mesmo.
Se a sua fossa entupiu, entre em contato com a Ação Desentupidora. Estamos prontos para te atender